Documentos para o Divórcio Consensual Extrajudicial em Cartório

Documentos para o Divórcio Consensual

Documentos necessários para Divórcio em Cartório

Muitos clientes diariamente entram em contato para saberem sobre os “Documentos para o Divórcio”.

Para a realização de Divórcio consensual em cartório, os Documentos para o Divórcio necessários são os seguintes:

  • A 2ª via da certidão de casamento (validade – 90 dias, art. 286 par. 1º CNCGJ/RJ);
  • Documentos de identidade oficial, podendo ser RG, CNH, Passaporte, Carteira Nacional de Estrangeiro, etc. Adicionalmente é necessário fornecer as informações sobre: Endereço e Profissão de Ambos
  • Escritura de pacto antenupcial (se houver);
  • Documento de identidade oficial, CPF e informação sobre profissão e endereço dos filhos maiores (se houver) e certidão de casamento (se casados);
  • documentos que comprovem a titularidade dos bens (se houver), como por exemplo:

→ Para imóveis urbanos (Casa, Apartamento, Imóvel Comercial): via original da certidão negativa de ônus expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis atualizada (30 dias), carnê de IPTU, certidão de tributos municipais incidentes sobre imóveis, declaração de quitação de débitos condominiais.

Importante salientar que quando o imóvel estiver financiado em nome dos dois (utilizou-se a renda dos dois para a aquisição), caso as partes queiram fazer a partilha, será necessário pedir a anuência do banco. Este procedimento costuma ser oneroso e demorado – sempre recomendamos em situações semelhantes que seja feito o divórcio e, quando o casal resolver a questão com o banco, ai se faça a partilha.

→ Para imóveis rurais (Fazendas, chácaras em zona rural): via original certidão negativa de ônus expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis atualizada (30 dias), declaração de ITR dos últimos 5 (cinco) anos ou Certidão Negativa de Débitos de Imóvel Rural emitida pela Secretaria da Receita Federal, CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural expedido pelo INCRA

→ bens móveis (Veículos, Barcos, etc)s: documento de veículos, extratos bancários e de ações, contratos sociais de empresas, notas fiscais de bens e jóias, etc.

descrição da partilha dos bens (se houver);

  • Definição sobre a retomada do nome de solteiro(a) ou da manutenção do nome de casado(a).
  • definição sobre o pagamento ou não de pensão alimentícia (há casais que definem por período determinado (ex., 1 ano) e  por tempo indeterminado) – Não é obrigatório a pensão em todos os casos, somente quando houver queda significativa do padrão de vida e/ou a pessoa não puder trabalhar.
  • Pagamento de impostos (ITBI/ITCMD) sobre a partilha – este valor deve ser calculado.

É importante deixar os Documentos para o Divórcio prontos, assim não há problemas na hora da assinatura.

Com a 2a via da certidão e os documentos em mãos, é só enviar uma foto dvia whatsapp 11999114671 ou email contato@advbr.com.br e assim:

  • Confeccionamos a minuta de divórcio;
  • Enviamos por email para aprovação e, sendo aprovada;
  • Agendamos até no mesmo dia a assinatura.

IMPORTANTE: O Pagamento é feito somente no momento da assinatura, dentro do cartório – NÃO HÁ RISCOS PARA NOSSOS CLIENTES.

Documentos para o Divórcio
Documentos para o Divórcio

Saiba mais sobre Documentos para o Divórcio, consulte um Advogado Especialista em Divórcio e Documentos para o Divórcio.

Tire suas Dúvidas

Envie suas dúvidas, sugestões ou reclamações via formulário ou e-mail: contato@advbr.com.br